
CUIDE DO SEU CARRO
ANTES DE VIAJAR REVISE SEU CARRO
      Cheque o nível de óleo do    motor a cada semana. Para fazer essa inspeção o carro deve estar em    local plano, com o motor frio, após ter ficado algumas horas em    descanso. O nível correto deve ficar entre as marcas mínima e máxima da    vareta. Lembre-se que óleo em excesso pode sujar as velas e o sistema de    alimentação nos carros com carburador. Ao contrário, a falta de óleo    compromete a lubrificação das partes móveis internas, podendo causar o    travamento ou desgaste prematuro do motor. Se tiver de completar o    nível, utilize óleo da mesma marca, especificação e classificação da do    óleo original.
      Verifique o líquido do    sistema de refrigeração (radiador e vaso de expansão) sempre com o motor    frio. Faça isso a cada semana, de preferência logo pela manhã, antes de    sair de casa. O nível correto deve ficar entre as marcas máxima e mínima    do reservatório de expansão. Nunca deixe o frentista do posto abrir a    tampa do radiador ou reservatório com o motor quente. A água aquecida    aumenta de volume e se perde quando a tampa é liberada. Em caso de    superaquecimento, espere o motor esfriar totalmente antes de completar o    nível. Feito isso, ligue o motor e adicione a água fria aos poucos. Isso    evita um choque térmico que poderia causar o empenamento do cabeçote e    outros problemas mais sérios ao veículo.
      Desenhados para escoar a água    em contato com a banda de rodagem, os sulcos dos pneus devem manter uma    profundidade mínima de 1,6 mm. Abaixo dessa medida, passam a perder a    aderência quando em contato com o chão molhado ou em condições de baixo    atrito. Além disso, carros com pneus lisos estão sujeitos a multa na    estrada. Alguns modelos de pneus vêm com indicador de desgaste, em geral    uma marca gravada ou marca de tinta na borracha. Por isso, não se    esqueça de fazer o rodízio de pneus a cada 10 mil km - para tornar o    desgaste mais uniforme- e não hesite em trocá-los quando estiverem    gastos.
      Os carros equipados com    injeção eletrônica são mais sensíveis à água durante as lavagens. Por    isso evite limpar o motor com muita freqüência nos postos de    abastecimento. A água sob pressão pode infiltrar nos terminais e    sensores do sistema de ignição e bloquear o contato elétrico, impedindo    o motor de funcionar. Em modelos com central eletrônica instalada dentro    do cofre do motor, pode haver uma pane nesse componente. Se a lavagem do    motor for inevitável, envolva a central eletrônica com um plástico e    evite esguichar água sob pressão nos terminais.
      Verifique a calibragem dos    pneus semanalmente. Ela deve ser checada sempre com os pneus frios, de    preferência pela manhã, no posto mais próximo de sua casa, assim que    começar a rodar. A explicação é simples: quando o carro está em    movimento o atrito da roda com o piso aquece os pneus. Isso aumenta o    volume interno de ar e faz com que a pressão se eleve. Qualquer    calibragem nessas condições vai apontar uma medição alterada.
      Relegada ao esquecimento, a    bateria do carro também requer manutenção. Nas baterias não seladas,    verifique e complete o líquido a cada 30 dias, reduzindo essa freqüência    no verão, período em que há maior evaporação. Use sempre água destilada.    Evite a água de torneira, pois esta contém elementos químicos ou metais    que podem comprometer a vida útil da bateria. Nas baterias seladas, o    orifício de ventilação dos elementos deve estar sempre desobstruído para    evitar o acúmulo de gases em seu interior e uma eventual explosão.